Sicomércio Três Rios representa o município em votação na ALERJ
A discussão foi sobre a suspensão da concessão de incentivos fiscais no Estado
Na última terça-feira (1º), o Presidente do Sicomércio Três Rios, Julio Cezar Rezende participou junto a líderes sindicais do setor do comércio de bens, serviços e turismo, mobilizados pela Fecomércio RJ da reunião do colégio de líderes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião foi discutido o PL 1.431/16 que previa a suspensão da concessão de incentivos fiscais no Estado pelo período de 4 anos.
O objetivo dos representantes da Fecomércio RJ foi demonstrar que os incentivos fiscais tornaram o Estado do Rio de Janeiro competitivo ao longo dos últimos anos, gerando trabalho, crescimento e desenvolvimento econômico, evitando assim, o esvaziamento econômico e o desemprego.
Tudo isso se comprova pelo aumento do número de estabelecimentos no setor de 297 mil, em 2006, para 352 mil, em 2015, o que representou um crescimento de 19% e alcançou no ano de 2015 a marca de 43% de empregos formais no Estado. A economia do Estado neste mesmo período cresceu 25%, e a arrecadação de ICMS cresceu 28%.
Ao final, foi aprovado texto substitutivo ao PL 1.431/16, suspendendo a concessão de incentivos, diretamente pelo executivo estadual, e condicionando a concessão de novos incentivos à apresentação de projeto de lei à Alerj.
“Fomos acompanhar a votação e mostrar nossa indignação com a suspensão dos incentivos fiscais. Nosso estado correria o risco de esvaziamento econômico, já que muitas empresas já instaladas poderiam buscar outros locais com melhores condições. A cidade de Três Rios seria uma que sofreria com essa mudança, pois a política de incentivos fiscais atraiu milhares de empresas para nosso município nos últimos anos.Temos que lutar pelo desenvolvimento da nossa região” – disse o Presidente do Sicomércio, Julio Cezar.