Secretaria de Trabalho confirma mais de 10 mil empregos formais em dezembro

A Secretaria de Trabalho, pasta subordinada ao Ministério da Economia, divulgou, na semana passada, que a economia do estado do Rio de Janeiro apresentou saldo líquido de empregos formais igual a 10.548 no mês de dezembro, melhor valor para o mês desde 2010. O saldo de empregos em dezembro é historicamente ruim, puxado pelos saldos negativos da Indústria e do setor de Serviços. O efeito negativo do setor de serviços nesse período é puxado, por sua vez, pela grande demissão de professores que costuma ocorrer no mês.

O consolidado do setor do Comércio costuma neutralizar o resultado negativo observado em dezembro, muito em função dos benefícios trazidos para o setor das festas de final de ano.

O IFec RJ defendeu que o Natal de 2019 seria o melhor dos últimos cinco anos. Sob a perspectiva exclusiva do mercado de trabalho formal, os meses de novembro e dezembro produziram saldo líquido de empregos igual a +18.239 no setor de Comércio, melhor resultado desde 2012.

O saldo líquido de empregos encerrou 2019 igual a +13.629 no estado do Rio, fato que não ocorrida desde 2014. A aceleração da melhora no mercado de trabalho formal em dezembro fez com que a média dos últimos 12 meses do saldo de vagas apresentasse pequena melhora em dezembro, conservando o indicador em terreno positivo.

O balanço para o Brasil foi ainda mais animador. O saldo líquido negativo igual a 307.311é o melhor valor para dezembro desde 2005. No ano, o acumulado foi igual a 559.626, melhor dado desde 2013.

Algumas hipóteses explicativas podem ser elaboradas para o bom desempenho do emprego no último trimestre de 2019. Destaca-se, como previamente, a importância da liberação dos recursos do FGTS e PIS-PASEP e da redução da taxa básica de juros a partir de julho do ano passado para o incremento da demanda agregada.

 

Fonte: Fecomércio RJ.