Pesquisa mostra que 88% dos fluminenses aproveitariam a Semana do Brasil

A Semana do Brasil, espécie de Black Friday brasileira proposta pelo Governo Federal para setembro, promete ser favorável ao comércio do estado do Rio de Janeiro: 88% dos fluminenses responderam que aproveitariam a data especial para adquirir algum produto ou serviço. Isso é o que revela uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ), para a Fecomércio RJ, realizada com 500 consumidores do Estado do Rio, entre os dias 5 e 8 de agosto.

O levantamento, no entanto, revela que muitos fluminenses ainda não tinham conhecimento sobre a nova ação promocional, prevista para acontecer entre os dias 6 e 15 de setembro, num movimento entre poder público e a iniciativa privada. Quase 92% dos entrevistados nunca ouviram falar na Semana do Brasil. Apesar disso, 80,4%, quando descobriram do que se tratava, se mostraram favoráveis.

A maioria tem interesse em comprar eletrônicos (79,1%), roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%). Também estão em alta artigos de uso pessoal e doméstico (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%) e pacotes de viagem (31,4%).

O levantamento revela, ainda, que 80% dos entrevistados não se incomodam com a proximidade com a Black Friday, que acontece em novembro. Na verdade, 43,8% inclusive disseram que pretendem aproveitar as promoções para consumir produtos e serviços em ambas as datas, contra 30% que querem reservar as economias para a Black Friday.

Quando questionados sobre a motivação para aproveitar a Semana do Brasil, a maioria dos fluminenses afirmou que consideram positivo o distanciamento do final de ano e do Natal – caso de 17,6%. Boa parte também valoriza o fato de ser um evento nacional (17%).

Já os que preferem a Black Friday, 35,1% dos entrevistados disseram que gostam da data justamente pela proximidade com o 13º salário e o Natal. Além disso, 26,3% afirmaram que os preços mais atrativos chamam atenção, e outros 16,4% gostam da popularidade da data.

 

Semana do Brasil em Três Rios – O Sicomércio já fez adesão à Semana do Brasil e está em parceria com o grupo Juntos Somos mais Fortes para viabilizar a promoção nos Shoppings América Silva e Olga Sola e na Galeria Martha Dutra.

Fonte: Fecomércio-RJ