Encontro do Mapa do Comércio reúne profissionais de renome nacional em Três Rios

A abertura do III Encontro Regional do Mapa Estratégico do Comércio aconteceu na manhã dessa quinta-feira (28), em Três Rios, com palestra do jornalista Merval Pereira e fala do anfitrião do evento, Julio Cezar Rezende, Presidente do Sicomercio Três Rios, que deu as boas vindas a todos presentes.

“Agradecemos a presença de todos vocês e parabenizamos o Sistema Fecomércio pela iniciativa do mapa, que é a construção de um Planejamento Estratégico para o setor do comércio de todo Estado. Atuando em forma de sistema, somos mais fortes, mais presentes e mais dinâmicos também na construção das propostas de políticas públicas eficientes, que vamos entregar à sociedade. Acreditamos nesse trabalho em parceria e a liderança do Orlando Diniz é fundamental para nós. O mapa é fruto do seu sonho e vamos transformá-lo em realidade”.

O Mapa é um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. Esta é a terceira edição dos encontros, que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no final de março, seguiram para Miguel Pereira, em abril, e irão percorrer ao longo do ano, as demais regiões do estado. No evento de Três Rios, estão sendo realizados diversos painéis com formadores de opinião e jornalistas como, Giuliana Morrone, George Vidor, Cristiana Lobo, Sidney Rezende, Edimilson Ávila, Sérgio Abranches, Flávia Oliveira, Andrea Ramal e Antônio Gois.

No primeiro dia de palestras e painéis, o superintendente do IBRE – Instituto Brasileiro de Economia, Márcio Lago e os jornalistas George Vidor e Flávio Fachel falaram sobre a vocação da cidade de Três Rios e região.

O jornalista George Vidor falou sobre a oportunidade de aproveitar o momento das Olimpíadas 2016  “Esse é o momento dos empresários se reinventarem, pois o comércio e o serviço serão diretamente beneficiados no período dos jogos olímpicos”.

Ainda no mesmo painel, o jornalista Flávio Fachel falou sobre o difícil momento em que o estado do Rio de Janeiro passa e como o município de Três Rios se diferencia e se destaca em desenvolvimento econômico, crescimento e geração de emprego e renda “Três Rios é um exemplo para todo o Estado, de como aproveitar os incentivos oferecidos, encontrando sua vocação e fazendo a ‘lição de casa’, pois além de atrair milhares de empresas para a cidade , o município ainda mantém a qualidade de vida dos cidadãos”.

O especialista em segurança pública, Rodrigo Pimentel também participou de um painel junto a Washinton Fajardo, Sérgio Abranches e Sônia Araripe, falando sobre Desafios para as cidades Inteligentes, Sustentáveis e Royalties.

A jornalista Cristiana Lobo e a Educadora Andrea Ramal fecharam o evento com o painel “Educação Profissional”.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

Junto com o encontro, que está acontecendo na casa de eventos Blessed – BR 040, KM 20 – nº 507 -, o Sistema também trouxe serviços do Sesc RJ e do Senac RJ para a população com o evento Base de Ação Social e Educativa – Base S, na Praça São Sebastião – e no Colégio Condessa do Rio Novo.

Neste encontro em Três Rios, estão sendo discutidas as potencialidades do Centro-Sul fluminense cujas principais atividades econômicas são Comércio de Bens e Serviços e Turismo, que gera 24 mil postos de trabalho, respondendo 36% dos empregos formais da região. Com quase 278 mil habitantes, segundo as estimativas do IBGE, a região responde por 1,7% da população do estado e 1% do PIB fluminense, com R$7 bilhões. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas o município de Três Rios emprega no setor do Comércio de Bens e Serviços, cerca de 9,5 mil trabalhadores, principalmente nos segmentos supermercadista, vestuário e acessórios.

Sistema Fecomércio RJ tem presença permanente na região por meio do Senac RJ, que possui três unidades na região (Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul) e responde por 25% das matrículas entre os estabelecimentos de ensino profissionalizante. A unidade do Senac de Três Rios oferece os cursos nas áreas de Administração, Logística, Saúde, Beleza, Idiomas, entre outras que vêm buscando capacitar alinhada com a vocação econômica regional.

Confira abaixo a programação para essa sexta-feira, 29 :

9h30 – Abertura

10h – Palestra Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas – Miriam Leitão

11h15 – Painel – Fortalecimento do setor de Comércio e Serviços: financiamento empresarial

Marcelo Neri

Flávia Oliveira

14h – Apresentação de fatores-chave

14h30 – Painel – Política Tributária para incentivo de pequenas empresas

Cheryl Berno

Rafael (auditor fiscal)

Sidney Rezende

 

15h45 – Painel – Desburocratização e empreendedorismo

Samy Dana

Guilherme Velho

 

17h – Palestra – Propostas para enfrentar momentos de crise