Comércio tímido para a venda do Dia dos Pais
O Dia dos Pais compete com o Dia das Crianças o terceiro lugar no posto das principais datas em termos de volume de venda para o comércio, ficando atrás do Natal e do Dia das Mães. Em 2014, a comemoração passa por uma situação atípica, influenciada, principalmente, pelo fim da Copa do Mundo. Com isso, o setor prevê mais cautela na hora das compras por parte dos consumidores.
No ano passado, o Dia dos Pais teve a menor expansão para o período desde 2009. De acordo com a Serasa Experian, as vendas cresceram apenas 0,1 ponto percentual entre 2012 e 2013, passando de 3,3% para 3,4% entre um ano e outro. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa girou em torno de 4,9%, a menor taxa já apurada também desde 2009.
Por outro lado, o comércio eletrônico faturou R$1,023 bilhão em 2013 nas duas semanas que antecederam a data, segundo o E-bit. O desempenho confirmou as estimativas de R$1 bilhão da empresa especializada em informações sobre o segmento, que apontou a facilidade em comparar e pesquisar preços, além dos prazos de pagamento mais extensos como causas do aumento de 26% nas vendas em relação ao ano anterior.
Tendo em vista o cenário registrado no último ano e as atuais condições econômicas, um varejo mais tímido se manifesta para este Dia dos Pais. “A inflação e a alta dos juros não inspiram a confiança do consumidor. Além disso, o consumidor tem evitado novos parcelamentos, pensando no endividamento e em poupar para compras do Dia das Crianças e do Natal, por exemplo”, argumentou o presidente do Sicomércio Três Rios Julio Cezar Rezende de Freitas, baseando-se em pesquisas recentes sobre o assunto.
Já a empresária e diretora do Sicomércio, Janne Muniz, está mais confiante. Mesmo temendo o Dia dos Namorados, que coincidiu com o início da Copa do Mundo, as estimativas de vendas no período superaram 2013, o que ela espera acontecer também no Dia dos Pais. “Apesar de acrescentar a campanha eleitoral a essa série de eventos, como fazemos em todas as datas comemorativas, vamos trabalhar com kits, estojos e lançamentos bem atrativos e que acreditamos agradar a todos os papais”, afirmou.