Antonio Florencio de Queiroz Junior é reeleito na Presidência da Fecomércio RJ
O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior foi reeleito, nesta quarta-feira (27/04), para mais quatro anos à frente da Fecomércio RJ (2022-2026). Na chapa vencedora, como segundo vice-presidente está o presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Freitas. “É com enorme alegria que celebro a reeleição dessa diretoria. Nos últimos quatro anos o grupo se empenhou e sob o comando de Antonio Queiroz buscou e conseguiu resultados extremamente satisfatórios. O presidente fez uma gestão ímpar que muito contribuiu para fortalecer a Fecomércio RJ e auxiliou no desenvolvimento e na economia do estado”.
Os demais vice-presidentes são: José Essiomar Gomes da Silva (Sicomércio de Angra dos Reis), Esther Gomes Gonçalves (Sinbel RJ), Napoleão Pereira Velloso (Sindigêneros RJ), Charbel Tauil Rodrigues (Sindilojas Niterói) e Pedro José Maria Fernandes Wahmann (Secovi Rio).
“Iniciamos essa nova gestão comprometidos com a missão de estar cada vez mais próximo dos empresários. Hoje, contamos com uma base sólida na Fecomércio RJ e uma equipe técnica totalmente preparada para identificar e viabilizar suporte a todos os setores do comércio de bens, serviços e turismo. Daqui para frente, pretendemos fortalecer e ampliar o apoio às políticas públicas”, declarou o presidente reeleito Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O primeiro mandato
Em sua primeira gestão (2018-2022), Antonio Florencio de Queiroz Junior fortaleceu as relações da Fecomércio RJ com empresários dos diversos setores representados pela entidade e tornou-se um dos principais interlocutores com o poder público dos pleitos e sugestões para desenvolver a economia nas principais regiões produtivas do estado do Rio.
Nesse período, o empresário criou novas estruturas destinadas a dar agilidade na atuação da Fecomércio RJ em temas de grande interesse da iniciativa privada. O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), lançado em 2019, consolidou-se como um dos principais do estado do Rio de Janeiro, fornecendo estudos e pesquisas para instituições públicas e privadas. Em 2021, foi criado o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), o primeiro desse porte ligado a uma federação do comércio no país para atender à crescente demanda por soluções que respeitem o meio ambiente.
Em 2018, no seu primeiro ano como presidente, Antonio Queiroz realizou o Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind) que visa o desenvolvimento e qualificação dos dirigentes sindicais para agregar maior oferta de serviços a entidades e empresas. A iniciativa teve sua 2ª edição em 2021. Também em sua gestão foi criado o Prêmio Visão Consciente, que, em suas duas primeiras edições, reconheceu empresas que estimulam ações empresariais de preservação do meio ambiente, respeitam os consumidores, o envolvimento e desenvolvimento comunitário, contribuindo para melhores resultados que beneficiam toda a sociedade.
O Turismo, grande vocação econômica do estado do Rio, vem recebendo uma atenção especial da Fecomércio RJ na gestão de Antonio Queiroz. Em 2018 foi estruturado o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ). O fórum reúne 18 entidades ligadas ao setor produtivo e tem o objetivo de valorizar e fomentar a atividade turística do estado, com a elaboração de estudos técnicos, pesquisas e indicadores setoriais, acompanhando a conjuntura político-econômica e decisões governamentais. A entidade tornou-se uma das principais apoiadoras de campanhas e eventos que visam fortalecer o turismo fluminense.
Também foi na presidência de Antonio Florencio de Queiroz Junior que a Fecomércio RJ passou a integrar os pactos Empresarial e Global da ONU, implementando ações de comprometimento no comércio de bens e serviços com a ética, a integridade e melhores práticas de mercado contra a corrupção.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 321 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,5 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.