Páscoa 2017: Sicomércio estima crescimento das vendas em relação ao ano passado

Para o Sicomércio Três Rios a expectativa de vendas no período da Páscoa é de crescimento moderado na região acompanhando os dados revelados pela pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). A pesquisa estima que o período que antecede a data comemorativa deverá movimentar R$ 2,1 bilhões no país e o volume de vendas deve ter crescimento de 1,3%, já descontada a inflação, na comparação com 2016. Seria o maior aumento real de faturamento para o período desde 2014, quando a variação positiva em volume de vendas foi de 2,6%. Em 2015 e no ano passado, houve quedas de 1% e 4,3%, respectivamente.

Em Três Rios e nos municípios da região o movimento nas lojas já cresceu e alguns comerciantes estão otimistas com os resultados das vendas. “Já senti uma melhora de 30% em relação ao mesmo período do ano passado e acredito que até no sábado este número possa ser ainda mais expressivo”, explica Marcus Paulo Rodrigues, proprietário da loja Cacau Show de Três Rios. Para Rodrigo Junqueira, responsável pelo setor de Marca Própria do Grupo Mil, até o momento as vendas melhoraram em relação ao ano anterior e a expectativa é de um crescimento moderado até domingo. A gerente da Chocolates Brasil, Miriam Oliveira, afirmou que até terça-feira (11 de abril) o movimento na loja e o volume de vendas foi praticamente o dobro se comparado ao mesmo período de 2016.

É válido ressaltar que de acordo com a CNC, do ponto de vista das vendas, a melhor Páscoa para o setor ocorreu em 2010 (+9,5%), ano em que o volume total de vendas do varejo avançou 10,9%. Os hiper, super e minimercados, bem como as lojas especializadas em produtos associados à Páscoa, deverão faturar cerca de R$ 2,1 bilhões com as vendas de Páscoa neste ano. Segundo a entidade, parte da recuperação está associada ao comportamento dos preços, já que a variação média da cesta composta por bens e serviços mais demandados (4,6%) foi a menor desde a Páscoa de 2008.