Pesquisa do IBGE revela que em 2017 vendas no varejo crescem 2%

As vendas do varejo acumularam crescimento de 2,0% no ano de 2017 de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o primeiro crescimento depois de dois anos. Em 2015, as vendas do varejo restrito caíram 4,3%, e em 2016, 6,2%. Entre novembro e dezembro últimos, as vendas caíram 1,5%, na série com ajuste sazonal. O resultado representa o recuo mais acentuado desde janeiro de 2016, quando o volume vendido teve redução de 1,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE.
Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 3,3% em dezembro de 2017. As vendas dos supermercados subiram 4,5% em dezembro de 2017, na comparação com o mesmo mês de 2016, dando a maior contribuição positiva para o avanço de 3,3% registrado pelo varejo no período.
Já as vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, acumularam alta de 4,0% no ano de 2017. De acordo com o IBGE, esse foi o melhor resultado desde 2012, quando o segmento cresceu 8,0%. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 6,4% em dezembro de 2017.
Em dezembro de 2017, porém, as vendas varejistas surpreenderam negativamente e recuaram 1,5% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. As promoções da Black Friday provocaram a antecipação de vendas em novembro e afetaram os dados do último mês do ano.
Na passagem de novembro para dezembro de 2017, as quedas nas vendas ocorreram nos setores de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,3%); Livros, jornais e papelaria (-4,0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-3,0%); Móveis e eletrodomésticos (-2,7%); Combustíveis e lubrificantes (-1,0%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,9%).
Na direção oposta, houve crescimento em Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,5%).
No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume das vendas recuou 0,8% em dezembro se comparado a novembro. As vendas de Veículos, motos, partes e peças tiveram ligeiro recuo de 0,1%, enquanto Material de construção encolheu 1,7%.