Vitrine para o Dia dos Namorados: dicas para uma decoração incrível!
Certamente o dia dos namorados é uma das datas comemorativas mais oportunas para o varejo no país inteiro. Portanto, ter um cuidado maior com a sua vitrine para o dia dos namorados é essencial para aumentar as vendas nessa época.
Muitos lojistas aguardam ansiosos a chegada dessa data, afinal, o faturamento cresce consideravelmente nesse período. Por isso, todas as ações que possam chamar a atenção do consumidor são estudadas com atenção.
Decorar a vitrine para o Dia dos Namorados é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua loja nos meses de maio e junho. Segundo dados compartilhados pelo Google, 62% dos internautas estão em algum relacionamento e, destes, 52% pretendem presentear o seu parceiro ou parceira nesta data. Sabe o que é mais legal? 80% dos pesquisados indicam que buscaram esses presentes em lojas físicas ou em shoppings.
A vitrine para o dia dos namorados deve ser criativa, romântica e capaz de valorizar os produtos da loja. Ou seja, investir na decoração da sua loja pode ser um grande diferencial. Se você está em busca de ideias para inovar a exposição da sua mercadoria nessa data comemorativa, então veio ao lugar certo.
Envolvidos por esse clima, separamos algumas dicas para ajudar você nessa tarefa!
Cada ação de venda deve ter objetivos claros. Quais serão as metas da sua loja para o Dia dos Namorados? Haverá preços e condições de pagamento especiais? Pode não parecer, mas essas definições também serão importantes para montar a vitrine. Isso porque, é necessário fazer com que o cliente identifique as oportunidades e se sinta atraído por elas.
Caso haja promoções específicas, elas merecem destaque. Para divulgar essas informações sobre preço ou promoções, você pode usar adesivos nos vidros ou cartazes pendurados, por exemplo.
Isso inclui:
– Informar as condições de pagamento
– Os valores de desconto em toda loja ou em kits
– Uma ação promocional que você está realizando
– Um código QR que leve para as suas redes sociais e onde esteja acontecendo uma promoção exclusiva
– Uma hashtag que foi criada para a ação e pode estar relacionada a uma promoção
Além dos objetivos e metas de vendas, um planejamento prévio também ajudará na montagem da vitrine para o Dia dos Namorados. Primeiro, reúna referências sobre essa data comemorativa. Para isso, você pode fazer pesquisas na internet e reuniões com sua equipe.
As pesquisas lhe ajudarão a encontrar os elementos que caracterizam a data, como: paixão, corações, declarações de amor, vermelho, entre outros. Isso permitirá que você defina um tema, identifique produtos e objetos que se relacionam com ele e decida quais cores usar.
Os objetos decorativos são importantes para a composição da vitrine. Mas você deve usá-los com cuidado, afinal, eles devem agregar valor aos seus produtos e não chamar mais atenção que eles. Para isso, além da atenção ao escolher os acessórios, organizá-los em harmonia com os produtos é fundamental.
Os corações são os elementos mais utilizados no Dia dos Namorados. Por isso, para se destacar dos concorrentes, é preciso ir além do simples coração vermelho. Além disso, cartazes, flores, cartas e balões também podem ser utilizados. Você pode usar outros elementos para formá-los, inclusive com produtos da sua loja. Seguindo nessa ideia…
Você já parou para pensar que a maneira como você dispõe os produtos pode contar uma história para os clientes? Pois é, e boas histórias envolvem e cativam. Portanto, ajudam a vender!
Algumas dicas nesse sentido:
– Você pode, por exemplo, montar uma cozinha completa com decoração de um jantar romântico para expor seus móveis e eletrodomésticos.
– Da mesma maneira, é possível também montar um “cineminha romântico” na vitrine para expor TVs e sofás. Que tal?
Na hora de escolher quais produtos ficarão expostos na vitrine, lembre-se de focar nas necessidades e desejos dos clientes. Evite utilizar apenas aqueles produtos que, por algum motivo, você quer ou precisa vender e exiba aqueles que o seu cliente compraria por causa dessa data comemorativa.
Lembre-se que podem existir perfis diferentes de clientes no Dia dos Namorados. Existem aqueles que acabaram de se conhecer, aqueles que namoram há bastante tempo e mesmo aqueles que já estão casados há anos. Você consegue ver algum desses perfis na sua loja? Invista em uma decoração que responda aos desejos dos seus clientes.
Quanto à organização dos produtos, além de se preocupar com a harmonia com outros objetos, como falamos, você pode colocá-los em diferentes alturas e profundidades da vitrine para criar diferentes cenários.
A iluminação é um item importante na decoração da vitrine. Ela tanto ajuda a compor o clima que o tema exige, quanto direciona o olhar do consumidor para pontos estratégicos e realça características dos produtos.
No caso do Dia dos Namorados, você pode fazer com que a iluminação crie um clima romântico e aconchegante na vitrine. Para isso, as sombras são importantes. Lembre-se também de usar luzes diretas em produtos que queira destacar.
Monte uma decoração atrativa e interativa, que faça com que as pessoas queiram tirar uma foto para compartilhar em suas redes sociais. Além de chamar mais clientes para sua loja, essa estratégia vai ajudar a divulgar sua marca na web.
Algumas dicas nesse sentido:
– Tenha um mural com vários corações coloridos, para que as pessoas tirem uma selfie na frente dele.
– Faça parceria com artistas da cidade para montar um mural temático para essa época – na fachada ou no interior da loja.
– Tenha um espaço para os casais tirarem uma foto romântica.
Então, preparado para fazer sua loja entrar no clima romântico dessa época?
Esperamos que essas dicas e referências o inspirem a criar ações criativas e memoráveis para esse Dia dos Namorados. Com ações simples, você muda a cara da sua loja neste período e melhora suas vendas!