Mesa Brasil Sesc RJ distribui alimentos em Três Rios

Na quarta-feira (20/05), o Programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu em Três Rios duas toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação, que teve início em abril, acontece em toda região Sul e Centro-sul Fluminense totalizando 14 toneladas que vão beneficiar mais de 26 mil pessoas. A iniciativa contou com o apoio do Sicomércio Três Rios e integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visa envolver a população em um clima de positividade em 2021.

O presidente do Sicomércio, Julio Freitas, acompanhado dos diretores João Baptista de Rezende, Paulo Roberto Kappler Vaz e Roselito Ventura de Moraes participaram da entrega dos alimentos para as entidades selecionadas. São elas: Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor, Sociedade Espírita Joanna de Angelis, APAE Três Rios, Associação Casa Francisco de Assis, Lar Metodista, Mitra Diocese de Valença – Sociedade São Vicente de Paulo e Conferência Santo Agostinho, Grupo Espírita Fé e Esperança e Obra Social Madre Palmira Carlucci.

 

 

Vale ressaltar que o conteúdo das doações foram cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) oriundos de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais cadastradas, que fazem a distribuição para o público final.

O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidades, como desastres naturais. Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado.