Consumidores evitam dívidas e preferem comprar à vista
No último mês de junho por exemplo, apenas 35% dos consumidores realizaram compras parceladas, enquanto 65% estão comprando à vista. Das pessoas que estão comprando parcelado, 45% compram com carnê e 41% com cartão de crédito, o restante está com parcelamento em empréstimos, boletos bancários e consignados.
Para o Presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Cézar Rezende, a pesquisa do Estado reflete diretamente na região “Três Rios e região também já puderam perceber a diferença de comportamento, principalmente nessa época de crise em que o país está vivendo, a preferência é pelas compras a vista”.
O comerciante trirriense Juliano Freitas diz que é perceptível a mudança, e que os consumidores estão pesquisando mais por preço, pedindo mais descontos “Hoje as pessoas estão preferindo comprar à vista, pois estão com medo de fazer dívidas futuras e não poderem arcar com as prestações. Por isso, nós comerciantes estamos tendo que nos adequar com as novas tendências do mercado, diminuindo margem, oferecendo mais descontos para as pessoas que querem pagar a vista ou dividir em menos vezes. Essa é a nova realidade do comércio”.