Sicomércio oferece palestra sobre funcionalidade do eSocial

Aconteceu nessa quarta-feira (30), palestra  e o curso com o Professor e  Administrador Roberto Dias Duarte, com o tema “ O eSocial – O que, por que e como – Uma abordagem executiva.

A palestra e o curso tiveram como objetivo esclarecer detalhes do eSocial, quais os objetivos do governo com sua implantação, o modelo operacional do eSocial, o papel das lideranças empresariais no processo de adequação, entre outros temas, além de quatro tópicos principais: Projeto eSocial; Rotinas Operacionais; Adequação Empresarial e Tendências e Futuras Implementações.

Com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, sócio e presidente do Conselho da NTW Franchising , Roberto já realizou mais de 500 palestras nos 27 estados brasileiros e publicou 06 livros, além de dezenas de de artigos em jornais e revistas.

“Precisamos sensibilizar e criar eventos específicos para empresários e gestores entenderem como funciona o eSocial e isso é muito importante, pois das 9 milhões de empresas existentes cadastradas no país, a fiscalização acontecia em média em 250 mil empresas. Agora com o eSocial todas serão sempre  fiscalizadas, pois o sistema será informatizado, mais moderno unificando informações do mercado de trabalho. Através desse sistema, todos empregadores do Brasil vão enviar ao Governo, dados trabalhistas como admissões, demissões, férias, folha de pagamento e afastamento. Ao automatizar o registro de eventos em tempo real, a fiscalização torna-se massificada”– explicou Roberto, acrescentando ainda que não há a mínima chance do eSocial dar certo nas empresas se efetivamente o gestor não participar da sua implantação. “É preciso que cada empresário tome as decisões que envolvem custos e riscos, em seus processos. O eSocial irá agilizar o processo de fiscalização,  triplicando os autos de infração. Diferentemente dos speds implementados pelo governo, que são programas, que dependem em quase sua totalidade da informatização, o ESocial, depende de pessoas e, estes comentem erros, que serão descobertos somente, quando a empresa receber a notificação para pagamento de multas. É essencial, que os empresários, tomem consciência disso e iniciem o processo de mudança para adequação da lei” – concluiu  Roberto Dias.

O presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Cézar Rezende fez a abertura do curso, e falou da importância dos empresários estarem atentos à mudança. “Todos empresários  e contadores  devem se aprofundar mais nas questões do eSocial, para se manterem corretos com o Ministério do Trabalho, pois com  a implantação do  eSocial a abrangência da fiscalização será praticamente total”.

No fim de junho, foi publicada no Diário Oficial da União a resolução nº 1 do Comitê Diretivo do eSocial, estabelecendo o cronograma de implantação nacional do sistema. De acordo com a resolução, empregadores com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2014 deverão transmitir seus eventos por meio do eSocial a partir de setembro de 2016, com exceção para a prestação de informações referentes à tabela de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho, que devem ser informadas pelo sistema a partir de janeiro de 2017. Para os demais empregadores, o prazo será janeiro de 2017, enquanto para as exceções listadas acima será julho de 2017.