Relatório mostra como as empresas do comércio de Três Rios estão seguindo as determinações do decreto sobre a COVID-19

 

O presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Freitas, participou da última reunião do Comitê Covid-19 e recebeu de autoridades do Governo Municipal um relatório sobre as diligências dos fiscais da prefeitura nos estabelecimentos comerciais para averiguar se as determinações que constam no art.. 10 e anexo II do Decreto 6.497/2021 estão sendo cumpridas. Foram visitadas 230 empresas, no dia 08 de maio (véspera do Dia das Mães) e mais de 98% dos funcionários estavam utilizando máscara de proteção facial, mais de 99% dos clientes também estavam com máscara e mais de 99,5% obedeceram a adoção de medidas de distanciamento.

Para o presidente do Sicomércio, Julio Freitas, os resultados são bons, mas alguns tópicos ainda precisam ser melhorados como a disponibilização de funcionário na entrada dos estabelecimentos para realizar a aferição de temperatura dos clientes e a disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, bem como um informativo visual com cuidados para reduzir o risco de contaminação.

 

 

No link a seguir veja o resumo do relatório sobre as diligências: Resumo Diligência Fiscal

Percepção dos fluminenses sobre a manutenção do emprego melhora em maio, revela pesquisa do IFec RJ

Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) com consumidores do estado do Rio de Janeiro mostra que o medo de perder o emprego, nos próximos três meses, diminuiu em maio, atingindo 49,8% da população. Em março desse ano, esse percentual alcançou sua maior alta dentro da série histórica, com 62,1%, se mantendo em 60,1% em abril. A pesquisa também mostrou que 33% dos fluminenses não estão com mede de perder o emprego, em abril eram 24,8%.

Fluminenses mais confiantes na economia

De acordo com a pesquisa do IFec RJ, a confiança dos consumidores fluminenses na economia do estado do Rio para os próximos três meses melhorou em maio. Questionados sobre as expectativas em relação à retomada da economia no próximo trimestre, a boa notícia foi o registro de um aumento no percentual de consumidores que estão confiantes ou muito confiantes, indo de 21,6% em abril, para 29,9%. Por outro lado, 24,6% estão muito pessimistas, em abril eram 27,5%. Os pessimistas eram 29,4% no mês passado e agora são 26,5%. Os entrevistados que acreditam que não haverá alteração alcançou 19%, antes eram 21,6%.

Com relação a confiança na economia nacional, cerca de 35,2% dos consumidores entrevistados se mostraram confiantes ou muito confiantes, índice superior ao constatado em abril (25,9%). O indicador referente aos que estão pessimistas também reduziu, de 31,9% para 25,2%, assim como os muito pessimistas: de 23,4% para 21,8%. O percentual de consumidores que acreditam que a economia não sofrerá alterações diminuiu de 18,8% para 17,8%. Os muito confiantes na retomada econômica somando 5,6% do percentual total de entrevistados, em abril eram 3,7%.

Renda Familiar

O percentual de consumidores que acreditam em algum tipo de redução da renda familiar apresentou uma nova redução, indo de 50,2% para 37,7%. Em março essa porcentagem era de 60,8% dos entrevistados. As duas quedas consecutivas acumulam uma diminuição de 23,1 pontos percentuais. O indicador dos que creem que a situação econômica de suas famílias continuará como está subiu de 34,6% para 39,6%. Os fluminenses que acreditam que a renda aumentará de alguma forma, subiu pelo segundo mês seguido, alcançando 22,7% dos consumidores, em abril eram 15,1% e março 13,5%, representando uma diferença de 9,2 pontos percentuais no acumulado.

Endividamento e Inadimplência

O total de fluminenses que se disseram endividados ou muito endividados subiu de 52,1% em abril, para 57,6% em maio. Os que se dizem pouco endividados se manteve estável em 21,8%. Já o percentual de consumidores não endividados caiu de 26,1% para 20,6%.  A porcentagem de consumidores inadimplentes ou com muitas restrições apresentou um pequeno aumento nessa pesquisa: de 37,4% para 40,5%. O índice de fluminenses pouco inadimplentes diminuiu de 20,4% para 18,1%. Já o número de cidadãos sem restrições praticamente se manteve: de 42,2% para 41,4%. Entre os que se declararam inadimplentes, o cartão de crédito segue na liderança (62,6%), seguido pelas contas de luz, gás, água, internet e telefone (47,3%), escolas, faculdades e cursos (25,8%), pelo cheque especial (24,7%) e aluguel (23,6%).

Consumo de bens duráveis

Perguntados sobre os gastos com bens duráveis, 36,7% dos consumidores afirmaram que pretendem aumentar esse tipo de consumo, em abril eram 34,4% e março 41,9%. Outros 30,3% responderam que esperam gastar menos, em março eram 34,4% e abril 34,7%. Já 33% pretendem manter esses gastos, na sondagem anterior foram 31,2% e março 23,4%.

Realizada na última quinzena de maio, a sondagem contou com a participação de 321 consumidores do estado do Rio de Janeiro e teve como objetivo entender quais as expectativas dos fluminenses com relação a retomada da economia do estado do Rio e brasileira, além da percepção sobre o desemprego e renda familiar, entre outros indicadores.

 

Sobre a Fecomércio RJ

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

Rio de mãos dadas pelo Interior – Três Rios

Prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual termina dia 31 de maio

O prazo para envio da declaração anual do microempreendedor individual (MEI) termina no próximo dia 31. No mesmo dia também acaba o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 (IR 2021) da pessoa física.

Declaração do MEI é obrigatória, mesmo sem faturamento

Todo microempresário individual é obrigado a enviar a declaração de pessoa jurídica do MEI anualmente. Esse documento é conhecido como Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-Simei).

Mesmo que não tenha vendido nada no ano passado e ficou com faturamento zerado, precisa fazer essa declaração. O DASN-Simei não substitui a declaração de Imposto de Renda da pessoa física, caso você esteja obrigado a entregar também o IR 2021.

Como preencher o DASN-Simei?

O preenchimento da declaração de pessoa jurídica do MEI é simples. Acesse o site do Simples Nacional. Informe o CNPJ da empresa e clique em “Continuar”.

 

 

Na tela seguinte, você deverá selecionar o “Tipo de Declaração”. Na linha “Original”, marque o ano “2020”. Deixe os demais campos em branco e clique em “Continuar”

 

 

Em seguida, aparecerá uma tela com dois campos a serem preenchidos.

O primeiro refere-se a atividades de comércio, indústria, transporte e alimentação: “Valor da receita bruta total de comércio, indústria, transportes intermunicipais, interestaduais e fornecimento de refeições”.

O outro campo refere-se às atividades de serviços, exceto transporte e alimentação: “Valor da receita bruta total dos serviços prestados de qualquer natureza, exceto transportes intermunicipais e interestaduais”

 

 

  Preencha o primeiro campo com o valor total de produtos vendidos em 2020. Se a sua empresa não vendeu produtos, apenas prestou serviços, preencha o campo com valor zero.

No segundo campo coloque o valor total dos serviços realizados em 2020. Se o MEI não prestou serviços, coloque valor zero.

Se a sua empresa não faturou nada no ano passado. Coloque valor zero nos dois campos. Mas não deixe de enviar a declaração. Logo abaixo, na mesma tela, informe se sua empresa empregou alguém (além de você) no ano passado, ou não.

Em seguida, o programa do DASN-Simei listará os pagamentos mensais de tributos feitos pelo MEI no ano passado. Clique em “Transmitir” para enviar a declaração.

 

 

Na tela seguinte do programa, você deve imprimir o recibo de entrega da declaração e guardá-lo por cinco anos. Na declaração do MEI não há imposto a pagar nem a restituir.

Fonte: https://economia.uol.com.br/

Novos comerciários receberam o cartão do Benefício Social Familiar na sede do Sicomércio Três Rios

O Benefício é um amparo ao trabalhador e sua família. Ele foi acordado em Convenção Coletiva de Trabalho (2020-2022) e para efetiva viabilidade financeira, as empresas, a título de contribuição social, recolhem até o dia dez de cada mês o valor total de treze reais e vinte e cinco centavos (R$ 13,25) por trabalhador. O custeio será de responsabilidade integral das empresas, ficando vedado qualquer desconto no salário do funcionário.

Os serviços que constam no Benefício Social e são direcionados aos empregados contemplam os assuntos Natalidade, Capacitação, Manutenção de Renda Familiar, Alimentar, Serviço Funeral, Recolocação, Pré-inventário e Capacitação Online. Para as empresas os benefícios são relacionados à Rescisão, Reembolso de Licença Maternidade, Conecta Empresa e Mural de Empregos.

 

Mesa Brasil Sesc RJ distribui alimentos em Três Rios

Na quarta-feira (20/05), o Programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ distribuiu em Três Rios duas toneladas de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação, que teve início em abril, acontece em toda região Sul e Centro-sul Fluminense totalizando 14 toneladas que vão beneficiar mais de 26 mil pessoas. A iniciativa contou com o apoio do Sicomércio Três Rios e integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visa envolver a população em um clima de positividade em 2021.

O presidente do Sicomércio, Julio Freitas, acompanhado dos diretores João Baptista de Rezende, Paulo Roberto Kappler Vaz e Roselito Ventura de Moraes participaram da entrega dos alimentos para as entidades selecionadas. São elas: Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor, Sociedade Espírita Joanna de Angelis, APAE Três Rios, Associação Casa Francisco de Assis, Lar Metodista, Mitra Diocese de Valença – Sociedade São Vicente de Paulo e Conferência Santo Agostinho, Grupo Espírita Fé e Esperança e Obra Social Madre Palmira Carlucci.

 

 

Vale ressaltar que o conteúdo das doações foram cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) oriundos de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais cadastradas, que fazem a distribuição para o público final.

O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidades, como desastres naturais. Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado.

 

No último mês, a JUCERJA realizou uma pesquisa qualitativa com os clientes da Delegacia da Junta Comercial em Três Rios.

 

No último mês, a JUCERJA realizou uma pesquisa qualitativa com os clientes da Delegacia da Junta Comercial em Três Rios. O objetivo foi averiguar a percepção dos clientes, principalmente contadores, acerca da agilidade e qualidade do atendimento, da consultoria prestada, do valor do serviço e do tempo de demora para os julgamentos.
Os resultados foram muito favoráveis e refletem o compromisso da Delegacia da Jucerja de Três Rios com os clientes, no intuito de sempre prestar um serviço de qualidade, desburocratizado, eficaz e com foco em proporcionar resultados rápidos e assertivos

   Abaixo destacamos alguns dos comentários coletados durante a pesquisa:

   “Estamos muito satisfeito com o atendimento recebido nesta delegacia.”

   “Raramente um processo demora a ser julgado, e quanto à demora sempre temos o apoio da consultoria da Delegacia de Três Rios Os demais serviços só tenho a elogiar”. 

   “Tudo excelente”. 

   “Os serviços estão ótimos, e desde o protocolo 39, implantado, os julgamentos são ágeis. A consultoria está ótima, sempre atendido em todas as minhas dúvidas, e pronto atendimento. Considerando todos esses aspectos, considero mais que justo o valor cobrado”.

   “Para mim, a melhor delegacia do estado. Já fui em outras, porém tive problemas. Na delegacia de Três Rios, as coisas se resolvem rápido e de modo prático. Excelente!

   “Muito bom a Delegacia de TR, com atendimento nota 10. Valor justo e agilidade no julgamento”.

A CDL de Paraíba do Sul, com o apoio do Sicomércio Três Rios já promoveu o primeiro sorteio da Campanha Meus Amores Valem Muito

A CDL de Paraíba do Sul, com o apoio do Sicomércio Três Rios, já promoveu o primeiro sorteio da Campanha Meus Amores Valem Muito. Os cinco contemplados receberam vales compra no valor de R$ 500,00 cada, para utilizarem em qualquer loja participante da promoção. O sorteio foi realizado no dia 08 de maio e transmitido ao vivo pela página da CDL Paraíba do Sul no Facebook e pela Rádio Show 100,9.
O próximo sorteio será no dia 12 de junho (Dia dos Namorados) e irá contemplar mais cinco ganhadores com vales de R$ 500,00 cada, totalizando cinco mil em prêmios.

Relação dos contemplados do dia 08 de maio:

  • Ana Cristina da Rocha S. Rodrigues – Comprou no Paraibano Supermercado;
  • Mara Luzia Rodrigues de Abreu – Comprou na MJM Papelaria;
  • Luísa Rodrigues Celestino – Comprou na Pé Quente Calçados;
  • João Gabriel Braga da S. Barros – Comprou no Supermercado Bom Preço;
  • Silvino L. Martins – Comprou no Paraibano Supermercado.

 

Termina dia 19 prazo para entrega do Termo de Adesão – Feriado De Corpus Christi

 

Prezado(a) empresário(a),

Fique atento ao prazo para entrega do Termo de Adesão para funcionamento no feriado do dia 03 de Junho – Corpus Christi.

Não perca essa oportunidade de ampliar suas vendas!

 

Clique aqui e baixo o modelo do Termo de Adesão para preenchimento.

 

Instruções para preenchimento

A primeira página do Termo de Adesão deverá ser preenchida com os dados da empresa, incluindo assinatura e carimbo do Sócio Administrador ou representante que possua procuração registrada (Deverá ser encaminhada cópia da mesma).

A segunda página do Termo de Adesão deverá conter os dados do feriado, nome e CNPJ da empresa, além da relação de funcionários com suas respectivas assinaturas.

O referido Termo de Adesão deverá ser entregue no Sicomércio Três Rios, na rua Prefeito Walter Francklin 165 Loja 114 – Centro Três Rios,  em três vias até o prazo informado.

Em caso de dúvidas entre em contato através do e-mail: giuliana@sicomerciotr.com.br e saiba como abrir sua loja no feriado.

 

CONFIRA A CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA – TRABALHO EM FERIADOS

Baixe aqui a Convenção Coletiva 2020-2022 na íntegra.

Sancionada lei que permite afastamento de gestante em meio à crise de Covid-19

No dia 12 de maio, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que garante o afastamento presencial de empregadas grávidas durante o período de crise da Covid-19, sem qualquer prejuízo ao salário.

O projeto de lei havia sido aprovado pelo Congresso no último dia 15 de abril. A autoria é da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

O texto prevê que a funcionária gestante deve permanecer em trabalho remoto, à disposição do empregador, até o fim do estado de emergência em saúde pública.

 

LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021

Dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Durante a emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do novo coronavírus, a empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração.

Parágrafo único. A empregada afastada nos termos do caput deste artigo ficará à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho a distância.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 12 de maio de 2021; 200º da Independência e 133º da República.

Com informações da Agência Brasil.

 

Tenha acesso ao Diário Oficial da União: LEI Nº 14.151, DE 12 DE MAIO DE 2021