Presidente do Sicomércio se reúne com prefeito Josimar Salles

Na última quarta-feira, o presidente do Sicomércio Júlio Freitas se reuniu com o prefeito Josimar Salles para apresentar o projeto Natal Iluminado 2018 a ser realizado em parceria com a FECOMERCIO RJ, SESC RJ e SENAC RJ. A programação será divulgada em breve e atrações musicais, recreativas e oficinas temáticas, juntamente com a decoração, prometem atrair turistas e movimentar a economia do município.

Na ocasião, atendendo a uma solicitação do Sicomércio, foi assinado decreto que transfere a suspensão das atividades laborativas de 14 de dezembro – aniversário da cidade – para 26 de dezembro.

Durante o encontro, Júlio Freitas também aproveitou para fazer a entrega ao prefeito de uma placa de homenagem e agradecimento pela participação do município, através da Secretaria de Educação, no projeto Cooper Jovem. O objetivo da iniciativa, promovida pelo Instituto Sicoob em parceria com o Sicomércio, foi capacitar os professores para que possam disseminar a cultura da cooperação baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas.

Dentro do Cooper Jovem, os alunos de Três Rios puderam participar do 8º Concurso Cultural Cooperativista promovido pelo Instituto Sicoob. Esta edição contou com 35 mil alunos de 445 escolas dos estados do Amapá, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Três Rios, 1.925 alunos de 26 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram. Destes, cinco alunos foram premiados e receberam certificado e brindes.

Empresários de Três Rios participam da sexta edição do VESTE Rio

O Sicomércio realizou caravana para a sexta edição do VESTE Rio, evento que se consagrou como a principal plataforma de moda do país. Os empresários de Três Rios que tiveram interesse em participar puderam conferir as principais tendências do outono-inverno 2019, assistir palestras com especialistas do setor e encontrar descontos no outlet. O VESTE Rio foi promovido pelo Caderno Ela, do O Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil e  patrocínio do Sistema Fecomércio-RJ com o objetivo de valorizar a moda como conceito, comportamento e, sobretudo, como negócio.

Instrução Normativa DREI nº 50/2018 altera os manuais de registros

Por meio da Instrução Normativa DREI nº 50/2018, foram alterados os manuais de registros de sociedades, Eireli e empresários individuais.
As alterações foram com relação a empresário ou sociedade empresaria que exercer suas atividades em um ou mais estabelecimentos, qual seja, filiais.
Para realizar o download do Ofício na íntegra clique no link a seguir: https://bit.ly/2PMrYhr

Instituto Sicoob e Sicomércio entregam premiação de Concurso Cultural para alunos da Rede Municipal

Neste mês de outubro, representantes do Instituto Sicoob e do Sicomércio Três Rios, juntamente com uma equipe da Secretaria de Educação do município, fizeram a entrega dos certificados do 8º Concurso Cultural Cooperativista promovido em todo país pelo Instituto Sicoob. Nesta edição, participaram 35 mil alunos de 445 escolas dos estados do Amapá, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O concurso foi dividido em duas categorias: Desenho (para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental) e Redação (para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental). Em Três Rios, 1.925 alunos de 26 escolas da Rede Municipal de Ensino participaram. Destes, cinco alunos foram premiados: Camila Pereira Lima da E.M. Juventino de Mota Moraes, Maicon Neves de Souza da E.M. Branca Roza Cabral, Mariana de Barros Bernardes da E.M. Américo Silva, Melissa Pereira da Silva Lima do CIEP 427 – Prefeito Alberto Lavinas e Samara Campos Assis da E.M. Leila Aparecida de Andrade. Além do certificado, os alunos também ganharam um kit com vários brindes.

É importante destacar que o concurso foi uma das ações desenvolvidas pelo Instituto Sicoob em Três Rios, através de uma parceria firmada entre o Sicoob Cremendes, Sicomércio e Prefeitura do Município com o apoio da Secretaria de Educação. Além do concurso, também foi desenvolvido o projeto Cooperjovem com a capacitação de 30 professores de 26 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Este projeto teve como objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades educativas. Ele é desenvolvido em todo país desde 2013, tendo como público-alvo professores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. O Cooperjovem capacita os professores para que de forma interdisciplinar e transdisciplinar consigam aprimorar a prática educativa junto com seus alunos e comunidades escolares, se apropriando da cultura da cooperação como uma ferramenta propulsora de mudança e transformação social.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Marinete Bernardes, o projeto Cooperjovem correspondeu às expectativas, pois  todo o processo de capacitação foi muito bom. “A abordagem, a interatividade e o aprendizado prático foram alguns pontos que chamaram atenção. Acredito que a partir de agora teremos grandes desafios, mas sabemos que nossos professores serão capazes de proporcionar um trabalho de qualidade  junto às Unidades Escolares que adotaram o Cooperjovem”.

Instrução Normativa orienta sobre trabalho do aprendiz aos domingos e feriados

O Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Inspeção do Trabalho, publicou a Instrução Normativa 146 que trata do assunto “Trabalho do Aprendiz aos Domingos e Feriados”. De acordo com o Artigo 18 ao Aprendiz não é permitido o trabalho aos domingos e feriados, ainda que previsto em contrato ou no programa de aprendizagem, em conformidade com a proibição disposta no art. 432 da CLT –  Consolidação das Leis do Trabalho.

Pelo acima exposto temos que o Ministério do Trabalho, ao editar a Instrução Normativa nº 146, modificou integralmente o disposto no Manual de Aprendizagem, edição de 10 de Janeiro de 2014, item 46, que permitia o trabalho do aprendiz aos domingos e feriados. Essa permissão de dava desde que a empresa possuísse autorização para trabalhar nesses dias e fosse garantido ao aprendiz o repouso, que deveria abranger as atividades práticas e teóricas.

Desta forma, a partir de 25 de julho de 2018, com a publicação da Instrução Normativa 146, não é permitido, sob nenhuma hipótese, o trabalho de qualquer aprendiz aos domingos e feriados. Os aprendizes não mais podem trabalhar aos domingos e feriados, pois, repise-se, é vedada a prorrogação e compensação de jornada do aprendiz, conforme disciplina o art. 432 da CLT concatenado com atual entendimento do Ministério do Trabalho, manifestado através do artigo 18 da Instrução Normativa 146.

 

Sicomércio e SENAC realizam curso sobre vendas e atendimento ao cliente

Entre os dias 05 e 08 de novembro o Sicomércio Três Rios e o SENAC realizam o curso “Vendas e Atendimento ao Cliente” direcionado aos profissionais do comércio varejista e àqueles que buscam qualificação neste setor. O treinamento será promovido em horário noturno no auditório do Hotel Ibis e terá como foco as boas práticas de relacionamento com o cliente.

As vagas são limitadas e o curso será integralmente subsidiado pelas entidades realizadoras. Os interessados devem fazer a inscrição, com RG e CPF, na Unidade SENAC Três Rios situada à Rua Quinze de Novembro, nº 600, Centro. Informações: 2252-1659.

Lei Federal racionaliza e simplifica formalidades para o cidadão

Em 09 de outubro foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.726 que racionaliza atos e procedimentos administrativos dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Isso se dará mediante a supressão ou a simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujo custo econômico ou social, tanto para o erário como para o cidadão, seja superior ao eventual risco de fraude.

A referida Lei também institui o Selo de Desburocratização e Simplificação, destinado a reconhecer e a estimular projetos, programas e práticas que simplifiquem o funcionamento da administração pública e melhorem o atendimento aos usuários dos serviços públicos. Além disso, pretende racionalizar processos e procedimentos administrativos, eliminar formalidades desnecessárias e reduzir o tempo de espera no atendimento dos serviços públicos.

Para facilitar a relação dos entes federados com o cidadão é dispensada a exigência de diversas burocracias em vários serviços. No link a seguir tenha acesso à relação de serviços: https://bit.ly/2yqXevX

Vendas no Dia das Crianças deverão crescer apenas 1,5%

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a estimativa é de que as vendas associadas ao Dia das Crianças devem movimentar R$ 7,4 bilhões neste ano, um crescimento de 1,5% – já descontada a inflação – na comparação com 2017. Se confirmado, o resultado será menor que o registrado no ano passado, quando as vendas aumentaram 2,6% em relação a 2016.

Segundo a CNC, a perspectiva mais favorável acerca do desempenho do setor, nesta data comemorativa, se insere em um contexto mais amplo, no qual a recuperação do mercado de trabalho, a inflação baixa e os juros em processo de redução permitem um resgate apenas parcial das condições de consumo.

Em pesquisa realizada pelo SPC Brasil na última semana, as lojas de brinquedos estão enfrentando uma forte concorrência na escolha dos presentes, já que os itens mais procurados este ano são as roupas e calçados (38%). Mas, as bonecas aparecem logo na sequência e são a escolha de 37% dos pais. De toda forma, a expectativa é que a data seja um pouco melhor para o comércio do que foi em 2017.

Para o presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Freitas, na região alguns lojistas se preparam com ações promocionais e conseguem se destacar um pouco mais neste cenário. “Este ano tem sido marcado pela dificuldade do setor varejista em acelerar as vendas, mas considero que estamos em processo de recuperação, ainda lento.

Para o empresário Roselito Ventura Moraes, do segmento de papelaria e brinquedos, sempre há uma expectativa de vender um pouco mais na data comemorativa, porém o quadro atual com a realização das eleições pode comprometer isso. Ele afirma que mesmo assim está otimista e toda equipe trabalhando bastante para alcançar bons resultados.

Associados ao Sicomércio participam de caravana para Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho

No dia 09 de outubro o Sicomércio Três Rios promoveu caravana para o Rio Janeiro com os associados da entidade que demonstraram interesse em participar do evento Jornadas Brasileiras de Relações do Trabalho. O objetivo desta iniciativa, realizada pela Fecomércio-RJ com apoio da CNC (Confederação Nacional do Comércio), foi informar, discutir e explicar os aspectos que englobam a nova lei trabalhista.

O encontro contou com a presença de dois renomados juristas: o ministro Alexandre Agra Belmonte, do Tribunal Superior do Trabalho; e a desembargadora Vólia Bonfim Cassar, do Tribunal Regional do Trabalho 1ª Região.

As Jornadas Brasileiras de Relações de Trabalho estão sendo realizados desde junho em 15 capitais e grandes cidades do país e marcam o primeiro aniversário da lei. Os seminários são abertos a advogados, juízes, membros do Ministério Público, auditores fiscais do trabalho, empresários, profissionais de Administração e de Recursos Humanos, além de estudantes e professores das áreas.

O presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Freitas, participou do evento e destacou que a entidade incentiva a participação dos associados com o intuito de contribuir para que tenham acesso a temas atuais e relevantes para a categoria e o desenvolvimento de seus negócios.

Lei Estadual estabelece obrigatoriedade de informações em Braille em lugares de grande circulação

A Lei Estadual nº 8.115 de 2018, publicada no Diário Oficial dia 26 de setembro, estabelece a obrigatoriedade de instalação de mapas táteis e informações em Braille sobre a localização de setores em locais de grande circulação de pessoas, tais como; shoppings, repartições, prédios públicos e privados de utilidade pública e grandes hospitais.

As alterações nessas edificações deverão atender na íntegra as normas e especificações de adaptação e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, acarretando o seu descumprimento na sujeição das sanções de advertência e de multa de 500 UFIRs, sendo aplicadas em dobro no caso de reincidência.

As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. A mesma entra em vigor 180 dias da data de sua publicação.