Após dois dias de evento, novas propostas para o setor são apresentadas
Fechando o terceiro encontro Regional do Mapa do Comércio em Três Rios, nomes como Giuliana Morrone, Miriam Leitão e Samy Dana participaram nessa sexta-feira (29), de painéis e palestras abordando diversos temas como empreendedorismo, desburocratização e propostas para enfrentar a crise no Brasil.
Cerca de 400 pessoas estiveram presentes nos dois dias de evento, tendo a oportunidade de conhecer melhor sobre as vocações da região e sua economia, além das perspectivas econômicas do Brasil, empreendedorismo, desburocratização, educação profissional, entre outros temas.
O empresário Igor Sercio, falou sobre sua participação no encontro “Achei esse evento uma grande oportunidade de conhecimento, onde tivemos palestras com pessoas renomadas em todo país. Aprendi muito com os palestrantes e vou levar essas informações aqui adquiridas para diversas áreas da minha empresa, além de passar tudo o que vi aqui para nossos colaboradores. É muito importante que nossa cidade tenha sempre eventos desse porte”.
O Presidente do Sistema Fecomercio Rj, Orlando Diniz falou sobre o objetivo do Mapa do Comércio “O mapa é a união de esforços entre empresariado do comércio de varejo e turismo e o conjunto da sociedade para estabelecer propostas públicas para o crescimento e desenvolvimento do Rio de Janeiro, geração de emprego, melhor qualidade de vida e fortalecimento do nosso setor que é o maior empregador do Rio, sustentado a economia do nosso Estado”.
Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc Rio, braços de Educação Profissional e Sociocultural.
O chefe executivo do Rio Criativa, Guilherme Velho falou que é possível contornar o momento de crise que o país vive “Muito desse contorno vem das micro empresas e empresários que pensam diferente, que usam esse momento para transformar o país, transformar a forma de fazer. Tem uma frase que eu gosto muito que resume um pouco isso ‘A tarefa não é tanto ver aquilo que ninguém viu, o importante é pensar o que ninguém pensou sobre aquilo que todo mundo vê”.
Ainda no mesmo painel, o Presidente da JUCERJA – Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro-, Luiz Velloso, falou de como o setor de comércio e serviço em Três Rios está com resultados positivos “Três Rios é uma cidade pujante, o prefeito Vinicius Farah é extremamente empreendedor, tendo sido premiado pelo Sebrae no prêmio Prefeito Empreendedor. O fato de ter um gestor que pense dessa forma ajuda o município inteiro a crescer. Por esse e outros motivos, Três Rios continua com número significativo de abertura de empresas, principalmente de comércio e serviço”.
Paralelo ao encontro, a cidade está recebendo o Base S, com o objetivo de promover inclusão social e capacitação profissional, o evento Base de Ação Social e Educativa , promove ações sociais e educacionais gratuitas na Praça São Sebastião – os cursos serão ministrados na Escola Estadual Condessa do Rio Novo. São oficinas profissionalizantes em áreas como beleza, moda, gastronomia, tecnologia, entre outros, além de atendimentos de saúde e de atividades socioculturais e recreativas para adultos e crianças. A programação completa poderá ser conferida no site www.basesrio.com.br.
Entre os serviços oferecidos, nesse sábado (30) e no domingo (1), haverá emissão de primeira via da carteira de identidade, em parceria com o Detran RJ.
Para o presidente do Sicomercio Três Rios, Julio Cezar Rezende, os dois dias de evento foram muito proveitosos , atingindo seu objetivo “Nos grupos de trabalho foram criadas grandes e importantes propostas que serão entregues ao governo e à sociedade, para que nosso setor de comércio e serviço se qualifique ainda mais e possa se ‘reinventar’, mantendo e trazendo cada vez mais resultados positivos para nossa cidade. O Mapa vem trazer esperança, vontade de mudar e novas perspectivas, mesmo nesse momento de novos desafios que estamos vivendo”.