Confiança do empresário e expectativa do consumidor caem no terceiro trimestre

A Sondagem do Comércio, pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, observou, ao longo do terceiro trimestre de 2014 (jul-ago-set), queda na confiança do setor em relação à evolução das vendas. O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) manteve a trajetória de queda já observada ao longo do primeiro semestre. No trimestre findo em setembro, a variação foi de -8,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em agosto, a taxa de variação interanual havia sido de 7,3%.

A taxa do Índice de Expectativas (IE-COM) – em relação ao futuro – variou -4,2% em setembro ante o mesmo trimestre do ano anterior.  A taxa em agosto havia sido de -4,3%. Já o Índice da Situação Anual (ISA-COM) apontou taxa interanual de -15,9%, queda maior do que a registrada em agosto (-12,1%).

O declínio do ISC foi determinado pela avaliação desfavorável dos empresários quanto ao momento atual. O índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 6,2% em setembro, para o menor nível da série histórica, iniciada em junho de 2008. No mês anterior, o índice havia apontado queda de 0,8%.

Já o Índice de Expectativas (IE-S) registrou taxa de -1,0% em setembro. Em agosto a variação havia sido de -5,7%. O resultado do IE-S observado entre agosto e setembro pode ser justificado tanto pelo indicador de tendências de negócios (-1,1%) quanto pelo de demanda prevista (-0,9%).

O resultado do terceiro trimestre de 2014 é o segundo menor da série, ficando atrás somente do registrado no primeiro trimestre de 2009.

Consumidor

A Sondagem de Expectativas do Consumidor da Fundação Getulio Vargas apresenta trajetória de queda nas médias móveis trimestrais do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apesar do ligeiro avanço (0,7%) entre agosto e setembro de 2014. O índice passou de 102,3 para 103,0 pontos. Em agosto, essa tava havia sido de -4,3% e, em julho, 3,0%.

O Índice de Situação Atual (ISA) obteve queda de 2,2% e o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,1%. Esses resultados mostram que, apesar de a satisfação dos consumidores com o momento presente ter diminuído, a expectativa em relação aos próximos meses se tornou menos pessimista.

Fonte: Fecomércio-RJ

Palestra sobre Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é realizada pelo Sicomércio

Mais de 100 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (30), de palestra sobre Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), promovida no auditório da JR Contabilidade pelo Sicomércio Três Rios.

Os palestrantes João Carlos do Nascimento e Silva (auditor fiscal da Receita Estadual, engenheiro pela UERJ e líder do projeto NFC-e) e Cristiane Chaves Calazans Rosas (audiora fiscal da Receita Estadual, formada em jornalismo pela Universidade de Belo Horizonte, especialista em ECF e líder do projeto NFC-e) trataram da aplicabilidade do sistema no dia a dia dos negócios.

Mais de 100 pessoas estiveram presentes (Foto: divulgação)

A NFC-e é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio o consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

A NFC-e substitui a Nota Fiscal de Venda do Consumidor, modelo 2, e o Cupom Fiscal emitido por ECF. Dentre as vantagens da nota estão: simplificação de obrigações acessórias, não há necessidade de autorização prévia do equipamento a ser utilizado e integração de plataformas de vendas virtuais e físicas.

Aplicabilidade da nota foi abordada no encontro (Foto: divulgação)

Vender, vender, vender é tema de palestra de Ciro Bottini em Três Rios

Com a proximidade do Natal, vendedores e empresários do comércio só têm um pensamento: “vender”. O verbo virou tema de palestra do apresentador e Ciro Bottini, que esteve em Três Rios na noite desta quarta-feira (29) para participar da Semana da Varejo.

Dezenas de profissionais do setor compareceram ao salão do Caer para assistir às dicas do irreverente e autêntico vendedor. “As vendas são o coração da empresa. O vendedor é a figura mais importante na dinâmica da economia”, afirmou Bottini.


Representantes do comércio compareceram à palestra (Foto: divulgação)
Com bastante humor e interação com o público, o apresentador falou ainda da importância em conhecer o produto que está vendendo, da necessidade do consumidor em viver novas experiências e da diferença de um vendedor motivado. “Venda é emoção. Conheça o produto e deixe o consumidor se encantar por você”, completou.

Empresas associadas ao Sicomércio, diretores e a equipe de vendas da entidade estiveram presentes no evento. A Semana do Varejo teve início na última segunda-feira (27) e termina nesta quinta (30). A iniciativa é do Sebrae e leva apoio do Sicomércio e da CDL. O objetivo é preparar o comércio para intenso ritmo de vendas de fim de ano.

Apresentador interagiu com a plateia (Foto: divulgação)

Semana do Varejo acontece em Três Rios

Evento terá palestra do apresentador Ciro Bottini
 

Começa na próxima segunda-feira (27) a Semana do Varejo de Três Rios. O evento será realizado no Caer até o dia 30. O objetivo é preparar empresários e profissionais do comércio para as vendas de Natal.

Na programação conta com oficinas sobre vendas, comunicação e produtividade. Além disso, a Semana do Varejo terá palestra do apresentador Ciro Bottini, poneiro em vendas pela televisão e famoso pelo jeito original de vender produtos e transformar telespectadores em consumidores.


Associados ao Sicomércio e à CDL têm vantagens especiais no valor da inscrição. Os interessados também podem optar por pacotes de atividades. As inscrições são feitas na unidade do Sebrae. Mais informações no telefone (24) 2252-1671.

Confira a programação completa:

Dia: 27/10 – segunda-feira

Oficina – Facebook como ferramenta de negócio

Horário: 19h

Dia: 28/10 – terça-feira

Oficina – Vitrine perfeita em datas comemorativas

Horário: 19h

 

Dia: 29/10 – quarta-feira

Palestra: Vender, Vender, Vender! (Ciro Bottini)

Horário: 19h30

 

Dia: 30/10 – quinta-feira

Oficina – Gestão de estoque: diminua os custos e aumente a produtividade

Horário: 19h

Pedido de CNPJ será feito somente online a partir de novembro

A Secretaria da Receita Federal informou que, a partir do dia 3 de novembro, os contribuintes deverão utilizar exclusivamente o aplicativo de Coleta Online do CNPJ (Coleta Web) para preenchimento de solicitações cadastrais de inscrição, alteração ou baixa.

Pelo sistema atual, os contribuintes têm de utilizar o aplicativo de Coleta Offline do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ 4.0), que é o programa utilizado para preenchimento de solicitações (inscrição, alteração e baixa) relativa aos dados cadastrais das pessoas jurídicas e equiparadas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Com a mudança, não haverá mais a necessidade, a partir de 3 de novembro próximo, de fazer o download e instalação de qualquer programa para efetuar as solicitações do CNPJ, informou a Receita Federal.


Fonte: G1

Sicomércio promove palestra sobre Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica

No próximo dia 30, o Sicomércio Três Rios irá realizar, no auditório da Unimed, palestra sobre a NFC-e – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, às 10h. A ideia é esclarecer o funcionamento e aplicação do processo no dia a dia da empresa.

Colocada em prática pelo governo do estado em maio deste ano, a NFC-e é um documento eletrônico (arquivo digital) que substituirá as notas fiscais de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por emissores de cupons fiscais, os chamados ECF. De acordo com a secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, a medida dá segurança quanto à validade e autenticidade da transação comercial, assim como praticamente elimina a circulação de papéis impressos em notas e cupons fiscais hoje utilizados, reduzindo custos e desperdício de papel.

Os palestrantes são João Carlos do Nascimento e Silva (auditor fiscal da Receita Estadual, engenheiro pela UERJ e líder do projeto NFC-e), Cristiane Chaves Calazans Rosas (audiora fiscal da Receita Estadual, formada em jornalismo pela Universidade de Belo Horizonte, especialista em EFC e líder do projeto NFC-e) e Grupo Gestor NFC-e.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é preciso entregar ficha preenchida (disponível no Sicomércio) até o dia 27 de outubro. Outras informações pelos telefones 2252-1722 | 2252-3309 | 2255-3763.

Sicomércio recebe Livro de Reclamação para registro até 22 de outubro

Procon/RJ não está exigindo cópia do contrato social e do cartão CNPJ

 

O Sicomércio Três Rios segue prestando às empresas o serviço de recebimento do Livro de Reclamação para autenticação no Procon/RJ até o dia 22 de outubro. Enquanto o livro não é devolvido, o empresário recebe um protocolo que garante amparo legal em caso de fiscalização. Conforme lei estadual, os os fornecedores de bens e os prestadores de serviço devem disponibilizar aos clientes um livro para o registro de possíveis reclamações.

Associados à entidade pagam uma taxa diferenciada pelo serviço. Empresas não associadas podem reverter o valor em adesão, tendo acesso a todos os produtos e convênios oferecidos pelo Sicomércio.

 

Para dar entrada no registro pelo Procon/RJ é preciso preencher os formulários – disponibilizados pelo Sicomércio – e apresentar cópia de instrumento de procuração, na hipótese de os livros serem assinados por terceiros com poderes para representar a empresa. Cópias do contrato social e do cartão CNPJ não são mais exigidas pelo órgão de defesa do consumidor.

O Sicomércio vem trabalhando junto ao Procon/RJ para que seja feito convênio com os Procons municipais e/ou entidades de classe, a fim de que estes possam realiazar todos os procedimentos relativos ao Livro de Reclamação.

 

 

Empresas devem usar sistema de registro e licenciamento para encerrar atividade na Junta Comercial

As empresas constituídas como Empresário Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIREILI – e Sociedade Limitada deverão solicitar o encerramento de seus registros na Juntas Comerciais mediante o uso do sistema de Registro e Licenciamento de Empresas – RLE. A solicitação deverá ser feita pelos sócios ou titulares do negócio.

O encerramento só não poderá ser efetuado por meio do sistema no caso de microempreendedores individuais, de falecimento de sócios ou titulares ou em casos que dependem de aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais.

Serão integrados imediatamente ao RLE processos, procedimentos e instrumentos referentes ao encerramento de empresas na Junta Comercial do Distrito Federal, Receita Federal do Brasil e demais órgãos. Os documentos também serão integrados aos órgãos e entidades estaduais e municipais de forma gradual.

O objetivo é tornar simples e rápido o prazo que o empresário possa encerrar suas atividades.

Após a baixa efetivada pela Junta Comercial, será disponibilizado um comprovante, sem valor de certidão, contendo dados da empresa.

Para ter acesso à medida completa, clique aqui.

Governo lança Portal Empresa Simples

No último dia 08, o ministro da secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, lançou o PES – Portal Empresa Simples. A página visa simplificar e facilitar a vida do empreendedor e da empresa brasileira.

A desburocratização é uma das características do portal. Os procedimentos e exigências foram revistos e simplificados, integrando processos e sistemas dos órgãos envolvidos. Além disso, as microempresas e as empresas de pequeno porte terão procedimentos diferenciados e favorecidos. A plataforma vai permitir que os cerca de oito milhões de micro e pequenos empresários abram seus empreendimentos formalmente em até cinco dias.

Pode-se dizer que, no PES, os dados é que correm dentro dos sistemas dos órgãos públicos, não o empreendedor. O tempo de resposta em cada etapa do serviço e de cada órgão é monitorado sistemicamente. Cada serviço disponível no PES tem um painel do andamento do processo disponível para consulta. Assim, declarações substituem a entrega de documentos, o que permite também que, caso seja usado certificado digital, o atendimento possa ser feito completamente pela internet.

Todos os serviços e informações estão disponíveis no endereço do PES na internet: www.empresasimples.gov.br.

Ciro Bottini ministra palestra em Três Rios

De 27 a 30 de outubro, o Sebrae-RJ promove em Três Rios a Semana do Varejo, no Caer. O evento é destinado aos profissionais que atuam no comércio e irá abordar questões relacionadas a vendas, comunicação e produtividade.

A programação conta com palestra ministrada pelo apresentador Ciro Bottini. Pioneiro em vendas pela televisão, Bottini é famoso por usar um jeito original e irreverente de vender produtos e transformar telespectadores em consumidores.

Associados ao Sicomércio e à CDL têm vantagens especiais no valor da inscrição. Os interessados também podem optar por pacotes de atividades. As inscrições são feitas na unidade do Sebrae.

Confira a programação completa

Dia: 27/10 – segunda-feira

Oficina – Facebook como ferramenta de negócio

Horário: 19h

Dia: 28/10 – terça-feira

Oficina – Vitrine Perfeita em Datas Comemorativas

Horário: 19h

Dia: 29/10 – quarta-feira

Palestra: Vender, Vender, Vender! (Ciro Bottini)

Horário: 19h30

Dia: 30/10 – quinta-feira

Oficina – Gestão de estoque: diminua os custos e aumente a produtividade

Horário: 19h