Sicomécio Três Rios - Filiado à FECOMÉRCIO RJ
Início > Novidades > Notícias Sicomércio > Leitura da notícia
Comércio trirriense tem alto crescimento no mês de janeiro.

Faturamento foi 6,4% maior, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O setor comerciário de Três Rios e região apresentou taxas de crescimento no primeiro mês de 2011. Em comparação com janeiro de 2010, o índice de faturamento do comércio obteve um aumento de 6,4%.  

Os dados são da pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, coordenada pela Fecomércio-RJ e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios – Sicomércio Três Rios. A análise, realizada mensalmente, tem por objetivo acompanhar a situação e as expectativas do comércio da região e servir de base para a orientação de mercado e tomada de decisões dos empresários da região.
 
Na pesquisa referente ao mês de janeiro, foram visitados 138 estabelecimentos da região de Três Rios, divididos em 26 diferentes setores de atividade como Supermercados, Açougues, Óticas, lojas de Material de Construção, Roupas, Calçados, Farmácias, entre outros.
 
Dentre os setores pesquisados, destaque para o de Calçados, que obteve as maiores taxas de crescimento, com um faturamento 13,8% maior. Em contrapartida, o setor de Veículos apresentou índices de recuo de crescimento, com um faturamento 5,7% menor do que o registrado em janeiro de 2010.
 
Além dos números do faturamento, foram pesquisados os índices de nível de estoque, emprego e participação lucrativa e usabilidade dos cartões de crédito.
 
O percentual de empresários que apontaram um nível de estoque alto na pesquisa deste mês foi de 6,2%. Em janeiro de 2010 esse número somava os 9,3%. Entre os que consideram o estoque “no ponto” a somatória deste ano alcançou os 89,9%. No ano passado, os números foram menores, 82,9%.
 
O nível de emprego registrou uma leve queda de 0,3 %, em comparação ao ano anterior.
 
O mesmo se aplica à utilização de cartões de crédito. Em janeiro de 2010 a participação dos cartões nas compras era de 29,9%. Este mês, o índice sofreu uma leve queda, passando aos 28,5%.
 
Expectativa de um crescimento ainda maior em fevereiro
 
Se os números de janeiro já são considerados bons, as expectativas dos empresários para o mês de fevereiro são ainda melhores. A expectativa é de um crescimento 4,5% maior no faturamento do que o registrado no primeiro mês deste ano.
 
O setor mais otimista é o de Papelaria que, devido o período de volta às aulas, espera um aumento de vendas em torno dos 22%. Já os setores de Lavanderia e Cine Foto Som se encaixam no grupo de pessimistas, estimando quedas de 3,0% e -0,9%, respectivamente.
 
As taxas de emprego devem permanecer equilibradas, com o número de contratações equivalente ao de demissões.

 

Confira as notícias do Sicomércio em tempo real
Twitter - @sicomerciotr
Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios
Rua Prefeito Walter Francklin, 165 - Loja 114 - Galeria Central
25803-010 - Calçadão - Centro - Três Rios / RJ

(24)
2252-1722