Sicomécio Três Rios - Filiado à FECOMÉRCIO RJ
Início > Novidades > Notícias Sicomércio > Leitura da notícia
Fluminenses querem quitar suas dívidas com a liberação do FGTS

Quitar as dívidas. Esse é o objetivo da maioria dos consumidores do estado do Rio de Janeiro ao aproveitar o dinheiro extra que entrará com a liberação das contas ativas do FGTS, anunciado pelo Governo Federal. A sondagem, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), para a Fecomércio RJ, com 500 entrevistados fluminenses, mostrou que 36,5% dos consultados que tem conta vinculada ao FGTS e vão utilizar os valores liberados para sanar suas dívidas.

O estudo mostrou também que o segundo destino do dinheiro será para a reforma da casa, como responderam 24,9% dos pesquisados com conta vinculada ao FGTS. Outros 15,3%, informaram que pretendem usar o recurso extra para adquirir algum produto ou serviço, enquanto 11,1% farão uso para custear alguma viagem. Já uma parcela menor, de 4,2%, fará tratamentos médicos ou estéticos com o valor a receber. Cerca de 13,2% dos fluminenses ainda não sabem o que vão fazer com o dinheiro do FGTS. Outro dado que chama a atenção é que 24,3% dos entrevistados vão dar um destino específico para o dinheiro. Dentro deste grupo, 84,8% irão investir os recursos sacados do FGTS. 

Segundo o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes, o resultado da sondagem comprova a maturidade financeira do consumidor fluminense. “Observamos um comportamento maduro por parte dos fluminenses, que na sua grande maioria vão procurar sanar suas dívidas, reformar suas casas e até investir o valor sacado. Ao organizar sua vida financeira, com recurso extra do FGTS, ele pode potencializar seu poder de compra de maneira mais sustentável e com a vida financeira controlada”, destaca o economista.      

Do total de entrevistados, 37,8% responderam que possuem conta vinculada ao fundo de garantia, ao passo que 45% disseram não ter. O restante não soube dizer.

O levantamento mostrou ainda que 74,6% dos pesquisados declararam ser a favor da liberação e apenas 7,2% afirmaram ser contra. Não souberam opinar, 18,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de julho.

Sobre o FGTS - O governo anunciou que o calendário para liberação do FGTS começa em agosto deste ano e vai até março de 2020, com limite máximo de saques de R$ 500,00 por conta.  A retirada será no mês de aniversário da conta do trabalhador.

 

 

Fonte: Fecomércio RJ

Confira as notícias do Sicomércio em tempo real
Twitter - @sicomerciotr
Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios
Rua Prefeito Walter Francklin, 165 - Loja 114 - Galeria Central
25803-010 - Calçadão - Centro - Três Rios / RJ

(24)
2252-1722