Sicomécio Três Rios - Filiado à FECOMÉRCIO RJ
Início > Novidades > Notícias Sicomércio > Leitura da notícia
Intenção de gastos das famílias cresce 14,2% no Estado do Rio

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) a curto prazo no estado do Rio de Janeiro apresentou crescimento de 14,2% em julho, em relação ao mesmo mês do ano passado, o que representa significativa melhora no quadro econômico das famílias fluminenses de 2017 para 2018, segundo análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ). Na comparação mensal, houve queda de 1,7% em relação a junho.

Atualmente, a ICF no Rio de Janeiro alcançou 72,3 pontos, o que significa que ainda há insatisfação dos consumidores quanto ao nível de consumo, quando os índices estão abaixo de 100. No entanto, o cenário atual se mostra mais favorável, tendo em vista que há um ano o mesmo índice estava em apenas 63,3 pontos.

Entre os sete itens apurados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) na pesquisa, três apresentaram melhor desempenho no estado do Rio, com números positivos em relação a junho: perspectiva de consumo (aumento de 4,3%), compra a prazo (crescimento de 1,8%) e perspectiva profissional (aumento de 0,6%). Os itens emprego atual, renda atual, nível de consumo atual e consumo de bens duráveis apresentaram variação mensal negativa.

Já em comparação com o ano passado, todos os itens pesquisados apresentaram grande crescimento, especialmente o momento para compra de bens duráveis e situação atual de crédito (compras a prazo), com aumento de 27,9% e 16,3% em um ano, respectivamente. Para a Fecomércio RJ, os dados indicam maior acesso ao crédito, associado à maior confiança do consumidor em relação à perspectiva de emprego e renda. 

Confira as notícias do Sicomércio em tempo real
Twitter - @sicomerciotr
Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios
Rua Prefeito Walter Francklin, 165 - Loja 114 - Galeria Central
25803-010 - Calçadão - Centro - Três Rios / RJ

(24)
2252-1722