Sicomécio Três Rios - Filiado à FECOMÉRCIO RJ
Início > Novidades > Centro Sul Negócios > Leitura da notícia
16ª EDIÇÃO DO CENTRO SUL TERMINA COM SALDO DE BONS NEGÓCIOS E EXCELÊNCIA NA QUALIDADE DOS CONGRESSOS

Recebendo este ano cerca de 30 mil pessoas, o Centro Sul Negócios 2016, realizado entre os dias 13 e 17 de julho, confirmou mais uma vez a credibilidade do evento, trazendo oportunidades de negócios, se adequando ao momento em que o país vive, e às necessidades dos empresários e público em geral.

Com patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac e apoio do Sebrae e Sicomércio Três Rios, o CSN trouxe nessa edição diversas novidades em tecnologia, empreendedorismo e beleza, com a realização do 1º Congresso de Beleza e Bem Estar e ainda o 3º Congresso de Gestão e Empreendedorismo. O evento trouxe esse ano 85 stands com 120 expositores de diversos setores como tecnologia, serviços de festas e eventos, comércio de bens e serviços, construção civil, cultura, instituições públicas, moda, beleza, saúde e bem estar e alimentação.

A solenidade oficial de abertura foi conduzida pela jornalista  Silvana Ramiro na quarta-feira, dia 13, com presença de autoridades como o Prefeito Vinicius Farah, o presidente do Sistema Fecomércio Orlando Diniz, o Diretor do Sebrae, Armando Clemente e o presidente do Sicomércio Três Rios, Julio Cezar Rezende.

Durante a abertura do evento, o presidente do Fecomércio, Orlando Diniz, parabenizou o presidente do Sicomércio Três Rios, Júlio Cézar de Freitas por sua capacidade de alavancar o desenvolvimento da cidade, aproveitando as potencialidades locais. Ele falou de importantes parcerias que o Sistema Fecomércio desenvolve nas áreas de segurança e empreendedorismo, promovendo a integração de empresários do setor na viabilização de projetos que contribuem para o processo de gestão de municípios e Estado, especialmente levando qualidade de vida aos cidadãos.

Qualidade de vida também foi citada pelo Prefeito Vinicius Farah, como premissa para a atração de investidores. Ele destacou a necessidade do município de se reiventar num momento de desafios e anunciou a chegada de 13 novas indústrias no município.

O Presidente do Sicomércio, Júlio Cezar de Freitas agradeceu o apoio dos parceiros, patrocinadores e associados e citou campanhas como Entre Dois Amores que alavancou o setor durantes os últimos meses de maio e junho. Ao final foi assinado o contrato com o Siccob – o maior sistema financeiro cooperativo do país, que acontecerá através de uma incorporação com a base da Cremendes - Cooperativa de Crédito de Mendes, com ponto de atendimento dentro da sede do Sicomércio Três Rios.

 

 

No 3º Congresso de Gestão e Empreendedorismo, nomes como Nuno Cobra, Salete Lemos e Sidney Rezende ministraram palestras sobre economia, desafios com o novo momento que o país vive, cuidado com o corpo e mente, e carreira.

No domingo, fechando o Centro Sul Negócios 2016, aconteceu o 1º Congresso de Beleza e Bem Estar, que trouxe profissionais da área como Rodrigo Albuquerque, Fernando Torquato, Rogério Lima, Robson Albuquerquee e Alessandra Batista, Rodrigo de La Lastra, As Negras - Beleza Black e Batalha dos Barbeiros by Érica Nunes.

Os workshops e palestras aconteceram durante todo o dia, com dicas importantes sobre corte de cabelo, penteados especiais para noivas, maquiagem, tintura de cabelo, etc.

 

Durante sua participação no congresso, o maquiador, apresentador do SuperBonita no canal GNT e caracterizador de novelas da TV Globo, Fernando Torquatto, falou sobre o evento, que já participa pela segunda vez "Da última vez estive aqui para uma palestra com dicas de maquiagem e fico muito feliz em participar hoje de um dia inteiro dedicado à beleza, com tantos profissionais de qualidade, podendo oferecer um bom conteúdo a todos os participantes presentes".

O DevFest - 2º Encontro  Google Developers Group – GDG levou centenas de pessoas ao evento, no sábado (16) com participação de diversos profissionais da área, como Alê Borba, José Ricardo Junior, Guilherme Serrano, Wallace Ugulino, Bianca Brancaleone, Edurado Carrara, Matt Montenegro, Bernardo Monzo, Walmyr Carvalho e  Gustavo Guanabara.  GDG é um grupo criado para aproximar pessoas interessadas em tecnologia e também empresas desta área em Três Rios e região. O grupo tem o apoio da Google, a qual oferece todo suporte para o aprendizado de suas tecnologias, tais como: Android, APIs do Google Maps, Earth, Youtube, entre outras.  A proposta central do GDG Três Rios é reunir em um local o maior número possível de interessados em tecnologia para discutir, aprender e compartilhar conhecimentos, de forma colaborativa, lúdica e divertida.  Além disso, o Sicomércio e Sebrae realizaram  ainda Clínicas Tecnológicas, Sessão de Negócios, Rodada de Créditos  e Espaço Cultural, e o Setor de comércio de bens e serviços teve participação efetiva no evento e a expectativa é de que o network gere resultados imediatos no incremento a vendas e negócios. 

Reunindo 8 empresas âncoras  como JBS FIBOI ,  INDÚSTRIA KODATO & KODATO, NOVA A3,  VIDEPLAST, SOLA CONSTRUTORA,  GRUPO BRAMIL,  SEBRAE, PREFEITURA DE TRES RIOS  e 60 pequenas empresas, a sessão de negócios aconteceu na quinta feira (14) e gerou um potencial de negócios em torno de R$ 5 milhões de reais.  Simultâneo a Sessão de Negócios aconteceu a Rodada de Crédito reunindo instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, AGERIO e CREMENDES/SICOOB.

 

O Sebrae, que faz parte do Centro Sul Negócios  desde sua primeira edição, esse ano ofereceu em seu estande diagnóstico e orientação empresarial, além de apresentar os projetos "Arquiteto Empreendedor" e "Cervejas Artesanais".

 

Uma novidade apresentada nessa edição foi ainda o Espaço do Empreendedor, criado pelo Sicomércio Três Rios para apoiar empreendedores que estão no início da carreira.

 

“Pudemos constatar o nível de satisfação das empresas âncoras em conversas durante o evento e percebemos que apesar das circunstâncias atuais, todos foram unânimes e destacar a diversidade de produtos oferecidos com qualidade e bastante competitivos” – afirmou o diretor regional do Sebrae Centro Sul, Jorge Pinho, destacando que a  médio prazo boas oportunidades irão surgir para as empresas que acreditaram na proposta da Sessão de Negócios e participaram ativamente do evento.  

 

O evento contou ainda com participação do Senac que ofereceu oficinas de maquiagem, Confecção de blocos, confecção de curriculos e fotografia com celular.

A secretaria de Saúde do município de Três Rios esteve presente oferecendo serviços aos visitantes do CSN  como orientação e distribuição de preservativos e de panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis; promoção e orientação odontológica; aferição de pressão arterial e glicemia capilar e ainda mostra de animais peçonhentos e e panfletagem sobre doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.

 

O Presidente do Sicomércio, Júlio Cezar de Freitas, idealizador e responsável pela realização do evento há 16 anos, destacou que a cada ano o perfil do Centro Sul Negócios apresenta característias próprias, sempre crecendo em qualidade e organização:

É muito gratificante ao final de cinco dias contabilizar inúmeros avanços  e realização de negócios importantes, que impulsionam a cadeia produtiva local. O evento foi um sucesso e esse ano fortaleceu a participação e o  intercâmbio entre pequenas, médias e microempesas locais, constatou Júlio, informando que entre a rodada de negócios, rodada de créditos e Feira, foi gerada a projeção de cerca de 12 milhões de reais em negócios imediatos e para os próximos seis meses.

 

 Confira fotos dos cinco dias do evento:

 

http://www.sicomerciotr.com.br/album/10-centro-sul-negocios-2016 

 

Confira as notícias do Sicomércio em tempo real
Twitter - @sicomerciotr
Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios
Rua Prefeito Walter Francklin, 165 - Loja 114 - Galeria Central
25803-010 - Calçadão - Centro - Três Rios / RJ

(24)
2252-1722